Num momento emotivo, Ousmane Dembelé completou, esta segunda-feira, uma bela história de redenção ao receber das mãos do "Bruxo", Ronaldinho Gaúcho, a primeira Bola de Ouro na carreira aos 28 anos.
Ousmane Dembelé foi formado no Rennes, onde foi considerado o melhor futebolista jovem da liga francesa em 2015-16.
Seguiu-se o período em que representou o Borussia Dortmund, na Alemanha, tendo sido eleito o calouro do ano, em 2016-17, e tendo feito a estreia na Liga dos Campeões.
Naquela altura, os aspectos que hoje o caracterizam como a agilidade, a aceleração, a capacidade de rematar com ambos pés, a habilidade de finalização, a técnica e a inteligência e a visão do jogo já figuravam no arsenal.
Em 2017, o talento não passou despercebido ao Barcelona. Os blaugrana decidiram pagar 105 milhões de euros ao emblema alemão para libertar Ousmane Dembelé, valor que viria a ascender a 135 milhões. O francês tornou-se à data na segunda contratação mais cara da história do clube
Por outro lado, o astro brasileiro Neymar rumava para França, onde assinaria pelo Paris Saint-Germain por 222 milhões de euros.
Segundo o site do Barcelona, Ousmane Dembelé esteve no clube por sete temporadas, marcou 40 golos, fez 42 assistências, em 186 partidas oficiais, e ganhou três vezes a La Liga, contudo ficou de fora 119 jogos.
Em 2023, o Paris Saint-Germain contratou Ousmane Dembelé, por 50,4 milhões de euros aos catalães, por cinco temporadas.
Na primeira época como jogador dos parisienses disputou 26 partidas oficiais, 17 das quais como titular, marcou três golos, fez oito assistências e conquistou a Ligue 1.
Em Junho de 2025, Ousmane Dembelé foi nomeado pela UEFA o melhor futebolista da temporada na Liga dos Campeões com 15 encontros, oito golos e seis assistências na conta pessoal.
No agradecimento, houve espaço para lembrar os clubes por onde passou, Messi e Iniesta, a família, o próprio "Bruxo" e toda a equipa técnica e clube que o possibilitou completar a redenção depois de ter enfrentado tantas dificuldades, sendo coroado com a glória que não lhe passava pela mente vir a alcançar.
Com este triunfo, Ousmane Dembelé torna-se no sexto francês a ganhar o prémio da France Football.
No Comments Yet...